Somos LACON

A Liga Acadêmica de Oncologia do Amapá (LACON) é uma instituição apartidária, apolítica, não religiosa e sem fins lucrativos, fundada em 20 de agosto de 2018 por acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e sediada nesta instituição.

Ligas acadêmicas (LA) são entidades, que nasceram no Brasil em 1918 na Faculdade de Medicina da USP, constituídas fundamentalmente por estudantes, em que se busca aprofundar temas em uma determinada área da Medicina. Para tanto, as atividades das Ligas Acadêmicas se orientam segundo os princípios do tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A LACON-AP apresenta como principais objetivos:

  • Proporcionar o desenvolvimento de seus integrantes no que diz respeito à Oncologia, com orientação de profissionais da área de Oncologia Clínica e Cirúrgica.
  • Orientação didática por profissionais da área, ministrada através de aulas, palestras, seminários, etc.
  • Formação de grupos de estudo na área da Oncologia.
  • Orientação científica por profissionais da área, para os integrantes da Liga interessados em desenvolver pesquisas no campo da Oncologia.
  • Desenvolver pesquisas científicas, publicar e apresentar seus resultados.
  • Proporcionar o contato dos integrantes da LACON-AP com pacientes oncológicos.
  • Promover atividades nas comunidades que envolvam prevenção, educação e assistência à saúde.
  • Promover ações solidárias em instituições voltadas para pacientes oncológicos.
  • Estender o conhecimento da oncologia aos demais estudantes não associados à LACON-AP através de cursos, palestras e seminários.

Ao longo de sua história, a LACON promoveu, no eixo de ensino, aulas, simpósios, jornadas, workshops e oficinas; na pesquisa, submeteu e apresentou resumos a inúmeros congressos científicos nacionais, publicou capítulos de livro, e desenvolveu projetos de pesquisa à nível local; na extensão, realizou e realiza mensalmente campanhas de conscientização em relação ao câncer, seguindo meses temáticas e datas importantes em saúde, além de trabalhar continuamente em conjunto com Unidades Básicas de Saúde para a prevenção e a promoção da saúde. Como interseção de todo esse trabalho a LACON realizou, em 2019, o I Congresso Amapaense Multidisciplinar em Oncologia, sendo a liga pioneira no estado na realização de um evento desse porte.

Atualmente, a LACON-AP é membro filiado da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), instituição que regulamenta as LA nacionalmente, da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC), e do Comitê Brasileiro das Ligas de Cancerologia (COBRALC).

X