Ensino

Aulas, congresso, Simpósio, Jornada

O ensino é um dos três eixos constituintes da universidade e, muitas vezes, visto dissociado dos outros, embora ele seja parte que harmoniza com as demais para criar um ambiente próspero para o conhecimento.

A LACON desenvolve esse pilar através de uma educação continuada, estabelecida por meio de aulas periódicos sobre temas relevantes dentro do universo da oncologia, dos mais gerais aos mais específicos, tudo o que um bom profissional deve conhecer.

Além disso, a LACON promove eventos pontuais, abertos, pagos ou gratuitos, com o intuito de propagar conhecimento, usualmente na forma de Simpósios, Cursos e Jornadas. Esses eventos também são realizados em alusão a datas comemorativas ou de conscientização para o câncer, como o Março Lilás e o Outubro Rosa.

O evento máximo realizado pela liga, até então, foi o Congresso Amapaense Multidisciplinar de Oncologia, que reúne especialistas e acadêmicos para falar de tudo o que há de mais relevante e atual da Oncologia no estado do Amapá e no Brasil.

Pesquisa

Congressos

A pesquisa acadêmica é um dos pilares da atividade universitária.

Na LACON, nossos membros passam por oficinas de metodologia científica com o intuito de desenvolver o espírito de pesquisadores e de solidificar as bases para a produção de um estudo de excelência.
Dessa maneira, os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento acerca da Oncologia em seus diferentes eixos com especial enfoque na realidade do Amapá em face da região Norte e do restante do País.

Como resultado disso, a LACON conseguiu aprovar, ao longo de sua história, diversos estudos em eventos acadêmicos como: X Congresso Internacional de Uro-Oncologia, I Congresso Nacional em Science e Saúde, I Congresso Online de Clínica Médica e ONCOPIAUÍ. Além de resumos, a LACON também aprovou artigos publicados como capítulos de livros.

Além da produção científica apresentada em eventos, a LACON também produz ciência através de projetos de pesquisa contínuos nos campos de atuação disponíveis, como a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no intuito de gerar dados primários para de impacto na realidade local.

É desse modo que a LACON busca contribuir para o avanço da ciência, para o desenvolvimento social no estado do Amapá e para o crescimento acadêmico e de seus membros.

Extensão

Campanhas

A extensão universitária compõe o tripé vital da universidade, e se refere à comunicação entre universidade e sociedade, que tem como objetivo promover a troca de saberes científicos, de modo que ambos os conhecimentos se complementem horizontalmente. Esse processo de interlocução também envolve experiências de popularização da ciência com vistas a promover o enfrentamento ativo de problemas e questões sociais de relevância.

A LACON acredita na função primária da universidade constituindo necessariamente uma instituição transformadora da realidade social, intervindo em suas deficiências. Por isso, promovemos práticas de educação e letramento em saúde, atuando com promoção e prevenção à saúde, aumentando o acesso das pessoas aos serviços e às informações essenciais.

Usualmente, a LACON promove campanhas presenciais e virtuais, para aproximar a população da oncologia e gerar hábitos que atuem na prevenção do câncer.

X